Cuba e os EUA continuarão as negociações nas próximas semanas

A terceira rodada de conversações entre EUA e Cuba para a restauração de relações diplomáticas aconteceu em um clima de respeito e profissionalismo, disse, nesta sexta-feira (22), Josefina Vidal, chefe da delegação cubana nas negociações.

Josefina Vidal Ferreiro - Juvenal Balán

Além de Vidal, diretora-geral para os Estados Unidos do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, também esteve presente na reunião Roberta Jacobson, secretária de Estado adjunta para Assuntos do Hemisfério Ocidental.

De acordo com Vidal, as delegações abordaram questões relativas ao funcionamento das embaixadas e ao comportamento diplomático em ambas as missões. Também concordaram em continuar nas próximas semanas intercâmbios sobre estas e outras questões fundamentais.

A funcionária cubana disse que nas últimas semanas houve várias reuniões de nível técnico sobre aviação civil, tráfico de seres humanos, direitos humanos, hidrografia e investigação marinha.

Essas etapas são baseadas na decisão anunciada em 17 de dezembro de 2014 pelos presidentes Raúl Castro e Barack Obama de retomar os laços entre Havana e Washington e criar condições para normalizar os laços entre as duas nações vizinhas.

Fonte: Granma