Audiência Pública discute fortalecimento da cadeia da carnaúba

A deputada estadual Augusta Brito (PCdoB) convidou várias entidades para discutir a Criação do Fundo Estadual de Revitalização da Carnaúba. Em audiência pública, realizada na tarde da última segunda-feira (25/05), a parlamentar trouxe à tona o debate acerca desta que é conhecida com a árvore da vida e símbolo do Estado do Ceará.

Após solicitação do vereador Salustiano Teodoro, de Moraújo, a deputada requereu a audiência. Em três anos, foram derrubados mais de 5 milhões de pés da espécie Copernicia prunifera ou carnaubeira, planta que gera aproximadamente 100 mil empregos diretos e indiretos no Ceará. A carnaúba possui múltiplas aplicações, desde a construção civil até o artesanato. Porém é a extração, refino e comercialização da cera de carnaúba se constitui a principal atividade econômica.

Foram discutidas diversas temáticas acerca do plantio, extração e comercialização da carnaúba e algumas deliberações foram feitas. Dentre elas, a definição de um grupo que irá fiscalizar e agilizar métodos para a extinção e/ou convivência com a planta boca-de-leão, trepadeira que mata a carnaubeira.

A deputada Augusta Brito marcou já para o mês de junho uma nova reunião com os interessados para analisar o que já avançou e continuar avançando no tema. Ao final, agradeceu a todos que fizeram do debate um espaço produtivo, com ideias e esclarecimentos.

Fonte: Assessoria da deputada estadual Augusta Brito (PCdoB)