Jundiaí inova e produz a virada cultural de forma independente

A ação nos dias 22, 23 e 24 de maio agradou artistas locais, munícipes e até nomes de relevância nacional que disseram apoiar o modelo  

A prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria de Cultura, inovou na virada cultural deste ano, pois – pela primeira vez -, buscando economia e elevação do prestígio da produção local nos eventos promovidos pela prefeitura, saiu do circuito estadual e produziu a sua “Virada Jundiaí”.

Foram mais de 40 mil pessoas presentes em três dias em 80 atrações, 70 delas locais, distribuídas no Parque da Uva, Praça Governador Pedro de Toledo, Teatro Polytheama, Museu “Solar do Barão”, Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e Complexo Fepasa.

Segundo o secretário de Cultura, Tércio Marinho, a Virada Jundiaí marca um momento decisivo no rumo da política cultural da cidade. “A Virada foi altamente aprovada pelo público de todas as idades, que participou da programação, e pelos artistas jundiaienses, que foram o grande diferencial do projeto.”

Não foram poucos os elogios dos artistas locais pelo formato transparente de seleção das atrações, pela boa estrutura e pela valorização da produção local colocada neste ano. Os elogios também vieram dos artistas de relevância nacional, como o rapper GOG – que chamou o processo que ocorreu em Jundiaí como uma virada de mesa no estado de São Paulo.

O vocalista do grupo Teatro Mágico, Fernando Anitelli, também fez questão de elogiar no palco aquilo que chamou de “um enfrentamento da pulverização da verba da cultura” e disse desejar que a ação inspire outros municípios. O cantor paraibano, Chico Cesar, afirmou que a “virada irada” de Jundiaí dará o que falar.

A virada foi resultado da política cultural do Governo Pedro Bigardi que visa valorizar a cultura popular, a produção local e independente que foque na valorização da identidade do povo jundiaiense e suas múltiplas etnias.

Por Felipe Andrade