Participação popular muda o cenário político em Jundiaí

O projeto comunista, vencedor em 2012 com 65% dos votos na cidade, está colocando em prática uma de suas plataformas de campanha: a participação popular nas decisões mais importantes que irão nortear os rumos de Jundiaí nos próximos anos, da educação ao planejamento urbano – através de plenárias, o povo está decidindo as diretrizes para o futuro.

Na campanha que o levou à prefeitura, Pedro Bigardi(PCdoB) criou o “Plano de Governo Participativo” onde os jundiaienses poderiam elencar as melhores propostas para sua plataforma de campanha através de plenárias temáticas que escolhiam as prioridades para cidade no próximo quatriênio.

Um dos eixos mais reivindicados era a participação dos cidadãos nas decisões, pois nos 20 anos que o PSDB governou Jundiaí, muitos reclamavam da falta de voz que o povo tinha na hora de definir os rumos, fato este que tirava Jundiaí do escopo de cidade de gestão moderna, onde a participação é um dos principais motores.

Além de fortalecer os conselhos, criar fóruns que pensem políticas públicas e democratizar todos os espaços, o Governo Pedro Bigadi colocou isso em prática e Jundiaí vive um clima de participação nunca visto, tanto no Plano Diretor Participativo como na formulação do Plano Municipal de Educação (PME).

No processo de elaboração do primeiro PME de Jundiaí, foram realizadas plenárias que discutiram as diversas etapas do processo educacional assistido pela prefeitura e abordaram educação básica, financiamento para educação e outros temas como a grade curricular, tudo foi votado e agora está em fase de aprovação na Câmara Municipal.

O processo do Plano Diretor Participativo cujo o tema é: “Qual a Jundiaí que queremos?”, ainda está acontecendo e a primeira grande plenária ocorreu no início de junho. Outras duas ocorrerão até uma grande plenária final que decidirá os rumos do processo urbanístico da cidade.

Tudo isso mostrando a diferença que um projeto popular tem, que coloca o povo no centro das decisões e torna todas as ações mais plurais, pois foram pensadas por mais mentes. Jundiaí agora tem uma gestão moderna.

Por Felipe Andrade