Deputados brasileiros votam acordos internacionais

Deputados brasileiros começaram esta segunda-feira (1º/06) a análise e votar acordos internacionais assinados pelo governo federal com várias nações, incluindo o bloco que compõe o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Mercosul - Reprodução

Em uma semana curta, porque quinta-feira (4) é feriado nacional no Brasil, um grupo de deputados faz uma visita parlamentar na Rússia e em Israel.

Entre os acordos para discutir e votar está um conhecido como Protocolo de Montevidéu, que atualiza as regras a serem seguidas em caso de interrupção da ordem democrática nos países membros do Mercosul (Paraguai, Uruguai, Argentina, Venezuela e Brasil).

O novo texto prevê a aplicação de sanções mais graves, tais como o fechamento das fronteiras terrestres, a suspensão do tráfego marítimo e aéreo, bem como restrições políticas e econômicas por parte dos parceiros do Mercosul.

Outro acordo diz respeito a criação do Banco do Sul e de um Instituto Sul-Americano para o estudo e discussão de políticas públicas na região.

Os demais acordos bilaterais de cooperação apresentados pelo Governo foram assinados com o Zimbábue, Uzbequistão, a Sérvia, a Mauritânia e a Bolívia.

Fonte: Prensa Latina