Farc comemoram nomeação de encarregado alemão para processo de Paz

A organização guerrilheira colombiana Farc comemorou a designação do delegado alemão para os diálogos de paz com o governo colombiano, que decorrem em Havana, Cuba.

Farc - Reprodução

"Parece-nos importantíssimo que a comunidade internacional ampare a luta do povo colombiano em seus esforços por achar uma alternativa à guerra", disse o comandante Pablo Catatumbo ao portal alemão de notícias sobre a América Latina, amerika21.

Catatumbo respondeu assim à nomeação do deputado alemão dos Verdes, Tom Koenigs, como encarregado do governo federal da Alemanha para as conversas de paz entre os rebeldes das Farc e a administração de Juan Manuel Santos.

Os diálogos começaram em setembro de 2012 e, segundo Catatumbo, o sucesso do processo de paz depende da solidariedade que, dentro de suas possibilidades, possam oferecer governos e outras instituições mundiais.

"Precisamos que governos, movimentos sociais, partidos políticos e personalidades de todo mundo se solidarizem com este processo de paz e contribuam dentro de suas possibilidades. O fim da guerra em nosso país é uma conquista enorme para a humanidade inteira", afirmou o comandante.

Na entrevista exclusiva para o portal amerika21 lembrou que se trata do último conflito armado de raízes sociais no hemisférico ocidental.

“Agradecemos os gestos do governo alemão, bem como as mensagens que de sindicatos, grupos de solidariedade e setores políticos da Alemanha nos enviaram", expressou Catatumbo.

Fonte: Prensa Latina