Incertezas sobre as dívidas da Grécia continuam aumentando

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, voltou a apelar, neste domingo (31), por esforços políticos para resolver o dilema das negociações sobre as dívidas de seu país, durante uma reunião por telefone com a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande.

Alexis Tsipras

As negociações sobre as dívidas da Grécia estão bem instáveis, sendo que o vencimento para pagar aproximadamente 300 milhões de euros de empréstimo concedidos pelo Fundo Monetário Internacional já será no dia 5 de junho.

Se o diálogo não progredir, o país europeu enfrentará riscos sem precedentes de incumprimento de dívidas caso os credores internacionais não canalizem novas verbas de assistência.

Um alto funcionário da União Europeia, que preferiu o anonimato, afirmou que a Grécia e os credores internacionais tiveram divergências consideráveis em relação a reforma do imposto sobre o valor agregado e das pensões, desde a restauração das negociações no dia 26 de maio.

Segundo analistas, mesmo que a Grécia consiga reembolsar os créditos, o país enfrentará, ainda em junho, o fim de outros dois lotes de empréstimos, num valor total de 1 bilhão de euros.

Fonte: Rádio China Internacional