Pesquisa do IFCE é destaque em mostra de inovação

Um produto desenvolvido a partir de pesquisas realizadas por um grupo do campus de Fortaleza do IFCE foi destaque na mostra de inovação do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizada na última semana, em Recife (PE). Escolhido entre vários projetos de pesquisa do país, o religador de baixa tensão tem se destacado no estande do Ministério da Educação (MEC) e atraído o interesse de vários participantes.

Fruto de um trabalho de pesquisa que iniciou há cerca de oito anos, o religador de baixa tensão hoje é um produto de inovação pronto, já em uso no mercado. O produto possui um conjunto de sensores que monitoram correntes elétricas e podem detectar imperfeições na rede de energia, podendo atuar remotamente em algumas situações e corrigir as irregularidades.

Os estudantes Bruno Gomes, do curso de Engenharia de Telecomunicações, e Vagner Henrique, do curso de Engenharia da Computação, ambos do campus de Fortaleza, estão apresentando o projeto e afirmam que o produto, que é único no mercado, pode ajudar a reduzir o custo das concessionárias de energia.

“É um sistema robusto, de fácil instalação, que monitora a rede elétrica e pode torná-la mais eficiente. Alem disso, ajuda a reduzir os gastos com mão de obra, otimiza o tempo dos funcionários, contribuindo também para preservar a vida e os equipamentos”, explica Vagner. “Outro grande diferencial é que o nosso religador tem um custo muito abaixo dos produtos similares comercializados pelas grandes indústrias”, conclui Bruno.

O produto, de sucesso reconhecido pelo MEC, já está sendo utilizado pelas companhias energéticas do Maranhão e do Pará. Além da exposição de projetos no estande do MEC, o IFCE participou, com mais de 200 estudantes, 35 professores e 10 técnicos administrativos, de 16 campi e da reitoria.

Fonte: IFCE