Reunião do Comitê Municipal indica próximas ações do PCdoB em PoA

 Na noite desta segunda-feira, 1º, o Comitê Municipal do PCdoB de Porto Alegre fez uma reunião ampliada na qual foram discutidos a 10ª Conferência Nacional do PCdoB, a organização da base partidária na capital e o projeto eleitoral de 2016.

A abertura dos trabalhos coube ao presidente estadual Adalberto Frasson. Em sua fala, ele destacou a aprovação do documento final da 10ª Conferência Nacional do partido e a eleição da nova presidenta, Luciana Santos.

“A conferência serve como um guia para o PCdoB, mas também para outras forças políticas e sociais”, disse Frasson. Segundo ele, “vivemos dias difíceis não apenas pela crise política e econômica, mas também porque houve certo esgotamento deste ciclo, apesar dos avanços obtidos nos últimos 12 anos. Agora, o projeto de desenvolvimento nacional tem que buscar caminhos para superar os obstáculos causados pela crise do capitalismo”.

Neste sentido, colocou que é preciso superar este momento de transição para que o país seja capaz de retomar o crescimento. “Isso exige a formação de uma frente ampla capaz de defender o mandato legitimamente conquistado nas urnas pela presidenta Dilma”. Frasson também ressaltou o caráter conservador da reforma política e o propósito de atingir partidos pequenos, porém ideológicos, como o PCdoB.

Frasson também anunciou a realização de conferência ordinária municipal do partido em setembro, quando será pautado o projeto dos comunistas para Porto Alegre e o projeto político partidário para 2016. “Mesmo em tempos bicudos, sob o ataque conservador, o PCdoB se destaca e tem mantido um rico debate sobre o que Porto Alegre precisa, seja por meio de seus mandatos, seja através dos mais diversos movimentos sociais”.

Na avaliação de Edison Puchalski, secretário municipal de Organização, “é fundamental que a direção e o coletivo partidário fortaleçam os núcleos de base”, que são a sustentação do partido nos bairros e nos movimentos sociais. Puchalsky também enfatizou a questão do cercamento da Redenção, à qual o PCdoB se opõe, e a mobilidade urbana como pontos importantes do debate sobre as necessidades da capital gaúcha.

Márcio Cabral, responsável pela Bancada do PCdoB na Câmara, destacou que “o quadro político de 2016 não está dado, por isso, precisamos construir nosso projeto, fortalecer nosso partido e forjar novas lideranças”.

Cabral também falou sobre a realização de debates que terão como temas aspectos importantes para a cidade, como a matriz econômica e o desenvolvimento de Porto Alegre; a apropriação dos espaços públicos pela população; a saúde e a educação públicas, mobilidade urbana, direito à moradia e o desenvolvimento da cultura e do esporte especialmente para a juventude.