Daniel cobra atenção para o São Francisco no Dia do Meio Ambiente  

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente – nesta sexta-feira, 5 de junho -, o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) congratulou-se “com todos aqueles que lutam por uma vida mais saudável e humana.” E aproveitou a data para cobrar medidas urgentes e imediatas para proteger o Rio São Francisco cobrando. “Proteção para os que vivem às margens do rio e dele precisam para sua sobrevivência e por isso mesmo precisam do rio vivo”, afirmou o deputado. 

Deputado cobra atenção para Rio São Francisco no Dia do Meio Ambiente

Também m falou sobre a proteção necessária a população urbana que vivem nas encostas dos morros, colocando em risco suas vidas e a da própria natureza. A situação de risco se manifesta quando ocorre acidentes naturais como os mais recentes, em Salvador, quando as chuvas fortes mataram e desabrigaram milhares de pessoas.

O deputado também anunciou a realização, nesta quarta-feira (3), do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, envolvendo diversos segmentos da sociedade civil , para chamar a atenção para a defesa do Rio São Francisco.

Há muito tempo, o Velho Chico sofre com problemas que se cumulam ao longo dos anos, como as suas nascentes sem proteção; o despejo de esgotos, poluindo-o; o assoreamento, com a ocupação das margens do rio e a derrubada da mata ciliar. Com a estiagem, o rio vive uma situação dramática, alerta o deputado.

“Eu quero me associar ao grito de todos aqueles que, neste momento, se mobilizam para nesta semana fazer do Dia Mundial do Defesa do São Francisco uma ação concreta que possa efetivamente proteger o rio, especialmente as ações e as políticas de revitalização”, discursou o deputado.

Ele cobrou o fim das obras de transposição, que estão atrasados, frustrando a expectativa de milhões de pessoas que aguardam a chegada da água para o consumo humano, para os animais e para a atividade produtiva.