MinC convida sociedade para construção da Política Nacional das Artes

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou programação completa do seminário de lançamento do processo de construção da Política Nacional das Artes (PNA). O evento acontecerá no dia 9 de junho, das 9h às 18h, na sede da Fundação Nacional das Artes (Funarte), no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo site e pelas redes sociais do MinC.

Política Nacional das Artes - MinC

A primeira atração será às 9h, com os alunos da Escola Nacional de Circo. Às 9h30, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, o presidente da Funarte, Francisco Bosco, e demais autoridades participam da abertura institucional do evento.

As conferências começam às 10h30, com as presenças do cantor e compositor Chico César, do ambientalista e escritor indígena Ailton Krenak e da psicanalista Tania Rivera. Ao meio-dia, no pátio externo do edifício, será apresentado o espetáculo de dança Na Batalha, com dançarinos do passinho.

Na parte da tarde, às 14h, serão realizados os debates sobre os Planos Setoriais de Artes Visuais, Livro e Leitura e Música. Participam representantes dos colegiados setoriais e articuladores de cada linguagem, com mediação dos coordenadores e dos diretores dos Centros de Artes Visuais (Ceav) e Música (Cemus) da Funarte. A programação artística prossegue às 16h, com a performance Abrigo Mar, de Franklin Cassaro, e a apresentação do vídeo Ações Visuais, produzido pelo Ceav.

Às 16h30, será a vez de discutir os Planos Setoriais de Circo, Dança e Teatro, com representantes dos colegiados setoriais e articuladores de cada linguagem, com mediação dos coordenadores e do diretor do Centro de Artes Cênicas (Ceacen) da Funarte. As atividades na sede da Funarte terminam com a performance teatral Onde? Ação no 2, da tribo de atuadores Ói nóis aqui traveiz, a partir das 18h30.

Às 21h30, o cantor Emicida encerra a programação do dia com o show musical O glorioso retorno de quem nunca esteve aqui. A apresentação será no Circo Voador, com transmissão ao vivo pelos sites do MinC e da TV NBR.

Construção da PNA

A Política Nacional das Artes é um conjunto de políticas públicas consistentes e duradouras para as artes brasileiras. As discussões têm como ponto de partida os planos setoriais, debates, conferências e estudos realizados pelo Sistema MinC.

Os planos setoriais são conjuntos de propostas resultantes das reuniões realizados, no período de 2005 a 2010, por representantes da sociedade civil e técnicos do MinC.

A PNA contribuirá para a renovação da Funarte, entidade vinculada ao ministério, responsável pelas políticas de fomento para artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro.

O debate sobre cada uma das linguagens artísticas será aprofundado em quatro momentos:

a) seminários em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa;

b) encontros setoriais com representantes das principais linguagens artísticas (já foram realizados três: circo, teatro e música);

c) reuniões presenciais com a equipe da Caravana das Artes, que passará por todos os estados e pelo Distrito Federal para debater propostas para todas as linguagens – artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro.

d) plataforma de participação social, aberta para receber sugestões de toda a sociedade pela internet.

Confira a programação completa

Seminário de Lançamento da Política Nacional das Artes
Data: 09 de junho, terça-feira,
Local: Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro

– 9h: Números circenses com alunos da Escola Nacional de Circo
Local: Pátio externo e entrada do Palácio Gustavo Capanema

– 9h30: Abertura Institucional
Local: 2º andar do Palácio Gustavo Capanema.
Fala do presidente da Funarte, Francisco Bosco
Fala do ministro da Cultura, Juca Ferreira

– 10h30: Conferências de Abertura
Local: 2º andar do Palácio Gustavo Capanema.
Chico Cesar
Ailton Krenak
Tania Rivera

– 12h: Espetáculo de dança Na Batalha, com dançarinos do passinho
Local: Pátio externo do Palácio Gustavo Capanema
Com roteiro e direção geral de Julio Ludemir e Raul Fernando, coreografias de Lavinia Bizzotto e Rodrigo Vieira e direção musical de Sany Pitbull e Dj GrandMaster Rafael.

– 12h30: Intervalo para almoço

– 14h: Planos Setoriais de Arte Digital, Artes Visuais, Livro e Leitura e Música
Local: 2º andar do Palácio Gustavo Capanema.
Representantes dos colegiados setoriais e articuladores de cada linguagem, com mediação dos Coordenadores e dos Diretores dos Centros de Artes Visuais (Ceav) e Música (Cemus) da Funarte.

– 16h: Performance Abrigo Mar, de Franklin Cassaro, e vídeo Ações Visuais
Local: Salão Portinari (2º andar do Palácio Gustavo Capanema).

– 16h30: Planos Setoriais de Circo, Dança e Teatro
Local: 2º andar do Palácio Gustavo Capanema.
Representantes dos colegiados setoriais e articuladores de cada linguagem, com mediação dos Coordenadores e do Diretor do Centro de Artes Cênicas (Ceacen) da Funarte.

– 18h30: Performance teatral Onde? Ação no 2, com a tribo de atuadores Ói nóis aqui traveiz
Local: Pátio externo do Palácio Gustavo Capanema.

– 21h30 (o local estará aberto a partir das 20h): Show musical O glorioso retorno de quem nunca esteve aqui, com Emicida.
Local: Circo Voador. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível.