China: Autoridades descartam encontrar mais sobreviventes em Yangtze

Autoridades chinesas descartaram encontrar novos sobreviventes do naufrágio do barco Estrela Oriental ocorrido em um trecho do rio Yangtze, ainda que tenham indicado que continuarão os trabalhos de busca e resgate.

Rio Yangtze

A cifra de mortos no incidente elevou-se, até agora, para 77, o que provocou o desvanecimento das esperanças de encontrar novos sobreviventes.

Há escassas possibilidades de encontrar mais pessoas com vida no interior do barco, foram feitos diversos buracos no capacete da embarcação e é improvável, disse Xu Chengguang, porta-voz do Ministério de Transporte.

Das mais de 450 pessoas que viajavam na embarcação, 91 foram encontradas, incluídos 14 sobreviventes.

A Estrela Oriental afundou na noite da segunda-feira (1º/6) com 456 passageiros a bordo, imediatamente após ser açoitado por um tornado em Jianli, província de Hubei.

Depois de intensa busca de mergulhadores, procurando nos compartimentos do barco e águas próximas, as equipes de resgate decidiram devolver a sua posição a embarcação acidentada, uma operação delicada para a qual tinham que confirmar que não tivesse ninguém ainda com vida no interior do navio.

A equipe de resgate conseguiu girar a embarcação em 90 graus sobre um lado, a qual permanecia virada até esse momento. O estibordo já sobressai da água e se consegue ver o nome do barco "Estrela Oriental".

Mais de 10 mil pessoas realizaram uma vigília com velas em uma praça de Jianlin para orar pelos falecidos no trágico acidente, considerado o maior naufrágio de um ferry neste país nas últimas sete décadas.

O presidente de China, Xi Jinping, e líderes do Partido Comunista pediram às equipes de resgate que tomem todas as medidas possíveis para salvar vidas. Também exigiram uma investigação séria sobre a causa da tragédia.