Médicos cubanos já atenderam mais de 5 mil pacientes no Nepal

A brigada médica cubana no Nepal já atendeu mais de 5.400 pacientes e realizou 70 cirurgias em zonas duramente afetadas pelos terremotos ocorridos nesse país, informou nesta sexta-feira (6) o jornal Granma.

Médicos cubanos

No dia 25 de abril o Nepal foi sacudido por um devastador terremoto de 7.8 graus na escala Richter, que deixou mais de 8.600 vítimas mortais e outras 20 mil pessoas feridas.

Na noite do 12 de maio, no mesmo dia que um segundo terremoto sacudiu essa nação, a brigada número 41 do Contingente Internacional Especializado no Confronto a Desastres e Grandes Epidemias Henry Reeve integrada por 49 colaboradores, destes 25 médicos de diversas especialidades chegou a Katmanandu, capital do Nepal.

Apenas 48 horas após o desastre os profissionais cubanos de saúde chegarem a Katmandu e começaram a realizar intervenções comunitárias.

Até o momento, a brigada médica cubana realizou 20 intervenções comunitárias em Bungmati, Khokanat, Bhatyapati, Goldhunga, Chyasal, Machhegaun, Matatirtha, Kirtipur, Dukuchhap, Pharping e Bakhtapur.

Entre as principais doenças tratadas pelos especialistas caribenhos estão as doenças respiratórias, parasitismo, escabiose e transtornos de estresse pós-traumático.

"Algumas destas doenças e problemas têm relação com o terremoto do 25 de abril, mas a maioria se associam às condições de pobreza e insalubridade das aldeias visitadas e à escassa atenção de saúde que têm recebido historicamente", afirma o jornal.