Bancários acreditam que empregos do HSBC poderão ser preservados

A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvândia Moreira, que também ocupa a vice-presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo a Financeiro (Contraf), afastou nesta terça-feira (9) o risco iminente de um corte nos empregos do HSBC. Apesar disso, ela disse que acompanha o fato com preocupação.

Juvandia Moreira, Sindicato dos Bancários de São Paulo

Juvândia informou que assim que soube das notícias veiculadas de que a instituição britânica iria eliminar 50 mil postos de trabalho no mundo, dos quais 21 mil no Brasil, entrou em contato com o CEO do banco no país, André Brandão. De acordo com a dirigente sindical, nessa conversa, ele confirmou apenas o interesse de se manter o processo de venda sem falar em demissões.

“Na verdade, houve uma má interpretação sobre do anúncio feito pelo presidente mundial [do banco]. Eu tive acesso ao documento original em inglês no qual fala-se apenas da venda, e que eles [banco] pretendem manter no Brasil negócios com grandes investidores, clientes de renda mais alta”, justificou ela.

Juvândia, no entanto, reconhece que o caso é “preocupante”, pois se for consolidada a venda da maioria dos ativos será necessário saber se os novos controladores irão assumir os atuais quadros de pessoal. Ela revelou que a maioria dos empregados atua em agências de Curitiba e, em segundo lugar, em São Paulo. Mas não soube precisar o número de bancários mantidos pela instituição em cada uma dessas praças.

Em nota, o HSBC Holdings confirmou no seu Investor Day, em Londres, que pretende vender a sua operação no país, mas que, de fato, irá manter escritórios de atendimento à empresas de grande porte que negociam no exterior.