China quer aumentar o trabalho de assistência social

A China quer promover a participação do setor de serviços sociais na assistência à população carente. Segundo uma diretriz divulgada recentemente pelo Ministério dos Assuntos Internos e pelo Ministério das Finanças da China, o país está acelerando a construção de um sistema moderno de assistência social.

Grande Salão do Povo em Pequim

Segundo o documento, com o aprofundamento do desenvolvimento, da reforma e da transformação essencial da estrutura socioeconômica, a fórmula de depender somente da oferta de verbas do governo jamais dará solução às questões causadas por transtornos psicológicos e de conduta de pessoas que recebem a assistência.

A diretriz define que os serviços sociais desta iniciativa incluem a integração das pessoas com necessidades, à sociedade, a elevação de suas habilidades, o aconselhamento psicológico e a divulgação de informações.

O texto prevê a participação abrangente de entidades de serviços sociais e trabalhadores desta área na assistência social, assim como o aumento progressivo do nível profissional e da eficiência dos serviços até 2020.