PT encerra congresso nacional e reafirma aliança com parceiros 

Ao final do 5º Congresso nacional do PT, nesta sábado (13), em Salvador (BA), foi aprovada a resolução do Partido, que confirmou a manutenção da aliança com o PMDB, partido que faz parte da base aliada. Em entrevista coletiva, o presidente do PT, Rui Falcão disse ser “evidente” haver contradições”, mas que não há nenhuma intenção de romper alianças no Congresso Nacional com os parceiros que integram a coligação.

PT encerra congresso nacional e reafirma aliança com parceiros

 Falcão ressaltou que os debates promovidos pelo 5º Congresso Nacional foram abertos à imprensa e à militância, que puderam acompanhar pela internet. “É uma postura que a gente vem defendendo, é melhor do que ouvirem versões nem sempre fidedignas”, explicou.

De acordo com Rui Falcão, foram apresentadas dezenas de emendas à resolução da segunda etapa do 5º Congresso Nacional do PT. Ele informou que algumas dessas emendas foram flexibilizadas, como as que falavam sobre a política econômica.

O presidente do PT ainda informou que a decisão anterior sobre o financiamento empresarial de campanhas foi mantida, mas será remetida novamente ao Diretório Nacional. A legenda continuará a não receber recursos de empresas privadas.

Além disso, conforme defendido pelo secretário de Finanças do PT, Márcio Macedo, os diretórios estaduais e/ou municipais estão autorizados, de acordo com a lei, a receber recursos de empresas privadas. “Nós não estamos retrocedendo ao que foi aprovado”, concluiu.

O presidente do PT voltou a defender a volta da CPMF, que foi retirada do texto base da resolução. A Carta de Salvador, o texto guia do 5º Congresso, manteve o imposto sobre grandes fortunas e sobre grandes heranças.

“As pessoas têm medo de falar de imposto. Eu prefiro fazer o debate, mas foi a decisão da maioria”, afirmou.

Na avaliação de Falcão, a militância da legenda foi a “grande vitoriosa” no 5º Congresso Nacional da sigla. “A grande vitoriosa foi a militância do PT, pois pôde debater, externas as ideias e, como sempre, prevalece a vontade da maioria. Então, a grande vitoriosa é a militância do PT e a população brasileira, que confia no PT”, afirmou.