Parlamentares lançam no Piauí campanha por mais mulheres na política 

A campanha Mais Mulheres na Política, a reforma que o Brasil Precisa, será lançada nesta segunda-feira (15) em Teresina (PI). A solenidade vai acontecer às 8 horas, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí e contará com a participação da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher no Senado; e da senadora Regina Sousa (PT) e da deputada federal Iracema Portela (PP), ambas do Piauí.

Parlamentares lançam no Piauí campanha por mais mulheres na política

O evento, realizado pela Procuradoria Especial da Mulher no Senado e Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputado, conta com o apoio do Governo do Piauí, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Fundação Milton Campos. O objetivo é reforçar a luta pela inclusão na reforma política da proposta da cota de 30% das cadeiras nas casas Legislativas para o sexo feminino.

O governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho irão participar da abertura do evento.

De acordo com Regina Sousa, as mulheres brasileiras constituem a maior parte da população, maioria no eleitorado e participam com mais de 40% da produção nacional, no entanto, ainda é pequena a presença delas nas Casas Legislativas.

“Cota é instrumento de promoção de igualdade onde há desigualdade”, diz a senadora Regina Sousa, destacando que entre 188 países, o Brasil ocupa a 124ª posição na participação feminina no Poder Legislativo.

No Senado são apenas 13 parlamentares e na Câmara dos Deputados, 51. Nas Assembleias Legislativas a presença feminina é de apenas 11% e nas Câmaras Municipais, 13,3%. Além disso, dentre os 28 partidos com representantes na Câmara Federal, somente 11 têm bancada feminina.

A campanha já foi lançada nos estados como São Paulo, Amazonas, Acre e Rio Grande do Sul.