Camponeses iniciam contagem regressiva para Jornada de Agroecologia
Este ano, será a vez do município de Irati, no Paraná, sediar um dos eventos mais relevantes sobre agroecologia: a Jornada de Agroecologia. Entre os dias 24 a 27 de junho, cerca de 4 mil pessoas, entre agricultores, estudantes, técnicos, pesquisadores e educadores de instituições de assistência técnica, pesquisa e ensino, organizações não governamentais e movimentos sociais do campo e da cidade devem participar da 14ª edição do evento.
Publicado 15/06/2015 15:21

Além de ser um espaço de politizar o debate sobre a agroecologia, também será um momento de troca experiências e fortalecimento da construção de um projeto popular e soberano para a agricultura.
“O evento leva o nome de Jornada porque é contínuo e permanente. Os conhecimentos apreendidos não se limitam aos dias que o encontro acontece, mas são levados para o cotidiano dos participantes, dos agricultores, onde são aplicados e, no ano seguinte, apresentado os resultados e descobertas”, disse Jakeline Pivato, da coordenação da jornada.
A primeira Jornada de Agroecologia aconteceu em 2002, em Ponta Grossa. De lá pra cá o evento já esteve presente nas cidades de Cascavel, Francisco Beltrão, Londrina e Maringá, sempre com o lema: Cuidando da Terra, Cultivando Biodiversidade, Colhendo Soberania Alimentar – Terra Livre de Transgênicos e sem Agrotóxicos.