Bachelet considera factível desenvolvimento vinculado ao meio ambiente

A presidenta do Chile, Michelle Bachelet, considera factibilidade e importante fomentar políticas de desenvolvimento vinculadas ao cuidado do meio ambiente, como via para enfrentar a mudança climática sem sacrificar o crescimento econômico.

Bachelet surpreende e adianta reforma eleitoral no Chile - EFE

Ao falar na conferência regional sobre crescimento verde global para América Latina e o Caribe, que teve lugar em um hotel em Santiago , a mandatária se mostrou convencida de que o crescimento verde é possível e coerente com a construção de uma sociedade mais justa.

Sobre as ações de seu país em matéria ambiental, destacou que se trabalha para mudar o mercado energético, com vistas em captar maiores investimentos em energia renovável.

Nesse sentido explicou que o Chile tem tido resultados positivos e que tudo indica que poderá cumprir a meta de ter uma matriz energética com 20 por cento de fontes limpas nos próximos cinco anos. Isso tem sido possível, afirmou, graças às condições geográficas da nação, que facilitam "fortes" investimentos em energia solar e eólica cujos resultados e benefícios serão postos a serviço de polos de desenvolvimento sul-americanos, segundo anunciou.

Bachelet também refletiu com os participantes do fórum sobre o possível impacto de políticas ecológicas nas economias nacionais, a partir das projeções para o Chile nesta esfera.

Em sua opinião, o Chile se beneficiará de uma estratégia de crescimento baixa em carbono, já que melhorará a qualidade do ar das cidades e fortalecerá a independência energética do país, o que, por sua vez, facilita o desenvolvimento de uma economia mais eficiente e competitiva.