IBGE: Setor de serviços tem receita 1,7% maior em abril

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgu nesta quinta-feira (18) que a receita do setor de serviços teve alta de 1,7% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Com o resultado, o setor acumula crescimento de 2,6% em 2015. A expansão em 12 meses, segundo o IBGE, é 4,3%.

ibge

O crescimento de abril representa desaceleração em relação a março, quando a alta havia sido 6,1% em relação ao ano anterior.

O setor que teve o maior crescimento na receita em abril foi o de serviços profissionais, administrativos e complementares, com alta de 6,7%. Essa expansão, no entanto, é dois pontos percentuais menor do que a registrada em março, de 8,7%.

O setor é o que acumula a maior alta em 2015, de 6,2%, e também tem o melhor resultado em 12 meses, com crescimento de 7,9%.

A atividade outros serviços teve queda de 2,2%, e a de serviços de informação e comunicação, de 0,1%. 

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), primeiro indicador conjuntural mensal que investiga o setor de serviços no país, abrange as atividades do segmento empresarial não financeiro, exceto os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado (valor que os proprietários teriam direito de receber se alugassem os imóveis onde moram).