Não é ridículo senadores referendarem o golpismo alheio, diz Fortes

O jornalista Leandro Fortes questionou nesta quinta-feira (18), as "incoerências" na viagem de Aécio Neves (PSDB) e outros senadores de oposição à Venezuela para tentar conversar com golpistas presos.

Aécio embarca para a Venezuela

Leandro Fortes põe em xeque os motivos da viagem dos senadores, liderada por Aécio Neves, presidente nacional do PSDB e candidato derrotada nas eleições. "Não é antiético, para não dizer ridículo, senadores brasileiros irem a uma nação estrangeira, amiga, parceira no Mercosul, referendar o golpismo alheio, falar mal do Brasil e, ainda por cima, se arvorar de ser uma “missão diplomática”?", indagou.

Para Fortes, a Força Aérea Brasileira (FAB) não é obrigada a ceder uma aeronave para os congressistas, apenas porque receberam um convite de opositores do presidente venezuelano. "Qualquer convite, de qualquer pessoa ou entidade, feito a senadores é oficial? Basta o Zé das Couves chamar a tropa para o churrasco da chácara e a FAB tem que disponibilizar um avião para as autoridades?", pergunta.

Fortes lembrou das críticas do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que integra a comitiva oposicionista, que em 2013 pediu informações ao Ministério da Defesa sobre o uso de aviões da FAB por autoridades do governo, entre eles o Alexandre Padilha, da Saúde, então pré-candidato ao governo de São Paulo, para as eleições de 2014.

"Então, quanto custou aos cofres públicos essa arca de noé de lobos e coiotes montada para salvar a democracia venezuelana? Quanto custa cada diária paga pelo Senado a esses heroicos guerreiros da democracia? O combustível do Legacy? As diárias da tripulação?", questiona.