ONU Mulheres firma parceria e lança campanha #ElesPorElas 

A partir desse mês, a ONU Mulheres – em parceria com o GNT – lança o movimento #ElesPorElas, que tem como objetivo mobilizar o público masculino a favor da luta pelo empoderamento feminino e provocar a discussão pela igualdade de gênero.  

ONU Mulheres firma parceria e lança campanha #ElesPorElas - ONU

A campanha é uma versão brasileira de #HeForShe, já conhecido mundialmente. Por isso, na próxima quarta-feira (24), no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, o canal e a entidade das Nações Unidas juntam suas forças e lançam a ação.

Para a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, o engajamento do GNT atende aos desafios lançados pelo movimento ElesPorElas. “Como um movimento solidário mundial, ElesPorElas (HeForShe) convoca a mídia, por exemplo, a reunir os seus recursos de comunicação, entre profissionais, apresentadores, conteúdo editorial, grade de mídia gratuita e fornecedores, a formular estratégias em favor da igualdade entre mulheres e homens”, afirma Nadine Gasman.

De acordo com ela, “é a vez de os homens se somarem ao debate e à ação para eliminar as desigualdades de gênero, gerando consciência pública sobre a urgência da mudança de comportamentos e atitudes diárias. Para isso, a mídia tem um papel fundamental”.

“O canal vem acompanhando o universo da mulher há anos e, por isso, enxerga a importância de disseminar essa causa. Entendemos que o melhor jeito de atingir nossos objetivos é por meio dos homens, fazer com que eles também se sensibilizem e percebam que a igualdade é um direito de todos”, afirma Daniela Mignani, diretora do GNT.

Reflexão conjunta

O objetivo do evento é, a partir de uma dinâmica em total sintonia com o viés da campanha, colocar o homem como centro do ativismo e do diálogo, e trazer o tema para uma reflexão conjunta. Desta forma, GNT e ONU Mulheres pensaram em cinco painéis, com cerca de 20 minutos cada, mediados pelos apresentadores Marcelo Tas e Astrid Fontenelle.

Os temas abordados serão: trabalho, assédio, mídia, vida em casal e infância, com vários convidados como Leo Jaime (Apresentador do GNT), Jout Jout (Youtuber) e Roger Raupp Rios (estudioso em diretos humanos).

A campanha tem como meta alcançar 100 mil assinaturas no Brasil, para contribuir com o mapa mundial de engajamento à causa, que está disponível no site http://www.heforshe.org. Este mapa georreferenciado é atualizado em tempo real e mostra o número de adesões ao redor do mundo. Hoje, são mais de 321 mil, registradas desde o lançamento do “HeForS.he”, em Nova York, no dia 20 de setembro de 2014. O Brasil é atualmente o líder do ranking de adesões nas Américas do Sul e Central.

Ainda dentro do pacote de ações, haverá chamadas que irão ao ar nos intervalos da programação do GNT e dos canais Globosat. Os vídeos serão ilustrados também com cenas de crianças e adolescentes em situações do cotidiano que apontam claramente a desigualdade de gênero.

O assunto também segue em foco em um site dedicado à causa – gnt.com.br/elesporelas -, para a produção de informações sobre o tema e transmissão online dos debates, em tempo real. A página terá conteúdo produzido também pela Rádio ONU, parceira na ação. Haverá ainda uma estratégia de divulgação da campanha nas redes sociais do canal. Entre as ações previstas estão o compartilhamento de informações sobre o engajamento de famosos e apresentadores do GNT e publicações de incentivo à adesão e apoio do público.