Venezuela anuncia que eleições legislativas serão em dezembro

A Justiça Eleitoral da Venezuela anunciou nesta segunda-feira (22) que as eleições parlamentares serão realizadas no dia 6 de dezembro. O anúncio foi feito pela presidente do CNE (Conselho Nacional Eleitoral), Tibisay Lucena, que, em conferência de imprensa, comunicou ainda que as candidaturas poderão ser registradas entre os dia 3 e 7 de agosto. O período oficial de campanha eleitoral começará em 13 de novembro e durará até 3 de dezembro, dias antes da data do pleito.

Eleições na Venezuela

O presidente Nicolás Maduro comentou o anúncio, em seu Twitter: “Vamos mulheres e homens da Pátria, unir todas as forças do povo de Bolívar e Chávez para garantir batalha e vitória admiráveis”.

O candidato derrotado nas eleições de 2013 e líder de um setor da MUD (Mesa de Unidade Democrática), Henrique Capriles, comemorou, em seu Twitter, o anúncio: “Por fim se tem data para as eleições! Agora mais do que nunca união e mudança. Cada venezuelano tem a força para consegui-lo”.

A indefinição da data para as eleições parlamentares era um dos principais focos de crítica da oposição da Venezuela. A esse respeito, a presidente do CNE (Conselho Nacional Eleitoral), Tibisay Lucena, ressaltou que “nunca este Poder (eleitoral) deu sinais de que não haveria um processo eleitoral este ano. Lucena ressaltou ainda que foi revista toda a normativa eleitoral, além de materiais de mesas eleitorais, manuais de adesivos e tudo relacionado à eleição.

Lucena detalhou que mais de 504 mil novos venezuelanos estarão aptos a votar. Ela ressaltou ainda que solicitará à Unasul (União das Nações Sul-Americanas) a formação de uma missão eleitoral “que nos acompanhará nos próximos meses e no dia da eleição”.

Ela também criticou a postura da oposição diante do fato: “Desde o começo de 2015 foi falado que teríamos eleição este ano”, e chamou o processo opositor de “campanha de desprestígio” do CNE para “impor uma agenda à sua maneira”.