China propõe criação de comunidade em defesa do bem-estar do planeta
O vice-presidente chinês Li Yuanchao, propôs neste sábado (27) a criação de uma comunidade internacional com um destino comum baseado na paz e em prol do bem-estar em escala global.
Publicado 27/06/2015 17:50
A declaração foi feita durante a abertura do IV Fórum Mundial de Paz, na Universidade chinesa de Tsinghua. Li destacou que só existe uma via para combater os crescentes desafios e crises comuns como a financeira, as atividades terroristas, a mudança climática, as epidemias e a brecha na riqueza, que encaram as nações na atualidade.
"Só temos um planeta e todos os países compartilhamos um mundo", enfatizou ao mesmo tempo em que urgiu à unidade, o entendimento e a reciprocidade, temas centrais deste encontro.
Ele exemplificou citando a fabricação de bens, um Boeing 747 até um telefone inteligente, se realiza mediante a colaboração de centenas de empresas em dezenas de países.
O desenvolvimento e a prosperidade dos diferentes países e regiões incrementam-se vertiginosamente como resultado de uma profunda globalização do comércio, finanças, investimento, recursos, educação, turismo e inovação científica e tecnológica, manifestou.
"Mais especificamente, há duas áreas nas quais podemos trabalhar, primeiro na integração regional e segundo, na edificação de uma comunidade de destino comum na Ásia", propôs.
O evento contou com a participação de líderes e ex-mandatários, acadêmicos, estrategistas e intelectuais.