Brasil busca estreitar relações culturais com o Chile

O desenvolvimento de políticas culturais de base comunitária foi o foco da 2ª Reunião do Comitê Intergovernamental do programa Ibercultura Viva, realizada nos dias 26 e 27 de junho, em Santiago (Chile). O Ministério da Cultura esteve presente no evento, no qual apresentou diretrizes da Política Nacional de Cultura Viva. A reunião contou com representantes de outros sete países, além do Brasil e Chile (Argentina, México, Paraguai, Costa Rica, Peru, Espanha e El Salvador).

Reunião do Ministério da Cultura no Chile - MinC

Segundo o diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Alexandre Santini, a reunião foi fundamental para estreitar relações de cooperação entre os governos e entre movimentos sociais de cultura. "O Brasil pôde aprofundar os conceitos de iniciativas como os Pontos de Cultura, que são uma referência em política cultural para vários países da América Latina", pontuou Santini. O Brasil preside o programa e o representante brasileiro afirmou ainda que países presentes demonstraram grande interesse pela Lei Cultura Viva, resultado de um intenso processo de escuta e participação social.

O evento resultou na aprovação de um plano de trabalho para os próximos dois anos, que inclui o lançamento de editais de intercâmbio e a participação de Pontos de Cultura Brasileiros e de outros países ibero-americanos no 2º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, previsto para se realizar em outubro deste ano, em El Salvador. Além da agenda de reuniões, Alexandre Santini realizou ampla agenda de visitação a espaços culturais chilenos, além de ter consolidado diálogos com a sociedade civil do Chile.

Ibercultura Viva

O programa foi criado em 2014, com base na Declaração do 2º Congresso Ibero-americano de Cultura (São Paulo, 2009) e do Programa de Ação da 23ª Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo (Cidade do Panamá, 2013), e sob as diretrizes da Secretaria Geral Ibero-americana. Entre os objetivos do programa estão fomentar uma Rede Ibero-Americana de Pontos de Cultura, promover intercâmbio de participantes da Política Nacional de Cultura Viva com os de políticas públicas equivalentes nos países ibero-americanos, capacitar gestores públicos para trabalhar com políticas culturais de base comunitária, fortalecer a Rede de Gestores Culturais nos países membros, definir uma legislação específica de políticas públicas em benefício das expressões culturais comunitárias e apoiar a produção e circulação de conteúdos culturais.