Dilma: Brasil busca vencer a burocracia para ampliar a competitividade

A presidenta Dilma Rousseff cumpre extensa agenda de compromissos nos Estados Unidos, onde está desde sábado (27). Durante evento com empresários e investidores estadounidenses, nesta segunda-feira (29), a presidenta destacou que o Brasil busca vencer a burocracia para ampliar a competitividade e garantir a retormada do crescimento.

Dilma nos Estados Unidos - Agência Brasil

Dilma salientou que busca promover uma "economia mais aberta e competitiva" e busca vencer a burocracia brasileira que é "infernal". Ela também destacou seu plano de investimentos em infraestrutura.

“O Brasil considera que todos os grandes investidores, os pequenos e os médios, de todas as regiões do mundo são muito bem-vindos”, disse. Dilma ressaltou o Programa de Investimento em Logística (PIL), com previsão de investimentos de R$ 198,4 bilhões nos próximos anos, lançado no último dia 9 de junho.

“É preciso transformar a demanda potencial, por melhor infraestrutura em projetos viáveis de investimento para o capital privado. É essa a demanda sobre nós. É exatamente isso que nós procuramos fazer. Essa viagem, esse encontro fazem parte desse processo”, reforçou.

A presidenta explicou que o país está em um novo ciclo de expansão do crescimento e que para isso, são necessárias medidas de controle da inflação e equilíbrio fiscal, além de buscar aumento na produtividade para garantir um crescimento sustentável e gerar mais empregos.

“Com mais produtividade, os salários e os lucros vão ser, necessariamente, maiores e vão poder crescer sem pressionar a inflação. Com mais produtividade, a nossa arrecadação pública, a arrecadação do governo também crescerá mais rapidamente sem aumento da carga tributária”, destacou.

Martin Luther King

Após a reunião, Dilma se encontrou com o presidente Barack Obama. Eles fizeram, juntos, uma visita ao memorial de Martin Luther King, em Washington.

Em nota, a Casa Branca afirmou que a visita ao memorial proporcionou aos dois líderes uma “oportunidade para refletirem juntos sobre a luta de Luther King em toda a sua vida em prol da igualdade e da justiça e contra o racismo e a intolerância”.

Dilma deve anunciar nesta terça (30) na Casa Branca, após seu encontro com Obama, que o Brasil reduzirá a zero o desmatamento ilegal em seu território até 2025.

A proposta é garantir que até 2030 o pais acabe com todo tipo de desmatamento. Além disso, a presidenta também vai propor metas específicas de manejo sustentável, reflorestamento e uso de energia renovável.

Em entrevista, o chanceler Mauro Vieira afirmou que "a declaração terá números e metas; foi muito bem negociada entre os dois países e é sólida".

Educação, inovação e tecnologia

Nesta terça-feira (30), Dilma viaja para São Francisco, na Califórnia, para visitar a Universidade de Stanford, a sede da empresa Google e o centro de pesquisa aeroespacial da Nasa. A agenda terá foco específico em educação e inovação tecnológica.

“Nós temos interesse em parcerias na área de educação, ciência, tecnologia e inovação. Daí porque é tão importante essa nossa visita à Califórnia, porque vamos olhar, basicamente, três áreas: a área de tecnologia da informação, a área de biotecnologia e a área de defesa, sobretudo, aeroespacial”, disse a presidenta.