Publicado 30/06/2015 23:08 | Editado 04/03/2020 16:25
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) elogiou o projeto-piloto apresentado pelo Ceará acerca da utilização de painéis solares sobre a superfície do Canal da Integração. A iniciativa, que reduz a perda por evaporação do sistema de transporte de água e gera energia elétrica limpa foi mostrada ao Banco pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, na última segunda-feira (29/6), em Brasília.
A ideia é que BID e Governo do Ceará formalizem cooperação técnica no valor de US$50.000,00 – montante que inclui diagnóstico, estudo de viabilidade técnica e o anteprojeto para a instalação dos sistemas fotovoltaicos nas grandes áreas planas ou com pouca inclinação que formam o Canal da Integração.
Além da Secitece, a iniciativa envolve diretamente as secretarias da Fazenda (Sefaz), Planejamento (Seplag), Meio Ambiente (Sema) e Recursos Hídricos (SRH). Dos seis estados que participaram do encontro, o Ceará foi o único a apresentar o projeto-piloto nos padrões solicitados pelo BID – que busca financiar ações com vistas à redução dos gastos públicos e convivência com as mudanças climáticas.
A próxima etapa consiste na análise dos projetos pelo Banco. A divulgação dos estados aprovados será feita no mês de julho.
Fonte: Secitece