Banco Latino-americano prevê crescimento do PIB da Bolívia

O Banco de Desenvolvimento da América Latina, em sua última lista atualizada, projeta um crescimento acima de cinco por cento para o Produto Interno Bruto (PIB) da Bolívia.

Bolívia

De acordo com o jornal La Razón, na última atualização do Índice Global da Atividade Econômica (IGAE), publicada no portal do Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia boliviana mantém-se em 5,15 por cento.

"O ritmo de crescimento do PIB da Bolívia segue dando gratas surpresas. A cifra supera a projeção do Ministério de Economia e Finanças Públicas, que a situa em cinco por cento até o final deste ano", destacou ao jornal o representante do CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina, Emilio Uquillas.

Segundo ele, este avanço é significativo porque, ao contrário da atual situação econômica mundial, na Bolívia, as novidades são positivas e seu crescimento continua por um bom caminho.

“Espero, que este crescimento econômico se mantenha nos próximos anos. É muito bom o trabalho que vêm desenvolvendo, não só para o bem do país, mas também para a região, porque a Bolívia é um elemento importante no contexto latino-americano”, afirmou.

Ele acrescentou que é possível que a economia boliviana se mantenha acima desses números porque tem uma diversidade de setores que estão em desenvolvimento, sendo a recente descoberta do poço de petróleo Boquerón 4 (BQN N-X4D), no departamento de Santa Cruz, um novo estímulo para continuar crescendo.

No último relatório do Ministério de Economia, foi divulgado que no primeiro trimestre de 2015 o PIB do país chegou a 4,6 por cento, graças fundamentalmente ao impulso do investimento público.