Cuba e Estados Unidos anunciam instalação de embaixadas

O ministro interino das Relações Exteriores de Cuba, Marcelino Medina González, recebe nesta quarta-feira (1º/7) o chefe da Seção de Interesses dos Estados Unidos em Havana, Jeffrey De Laurentis, que será portador de uma carta do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao presidente cubano Raúl Castro, sobre o restabelecimento de relações diplomáticas e a abertura de embaixadas nos respectivos países, informa o Ministério das Relações Exteriores de Cuba.

Obama e Raul Castro

A agência estadunidense Associated Press, citando um alto funcionário do governo estadunidense, assegurou na terça-feira que o presidente Obama anunciará nesta quarta que Cuba e Estados Unidos chegaram a um acordo para abrir missões diplomáticas plenas em Havana e Washington.

A Casa Branca confirmou que Obama fará uma declaração sobre Cuba na manhã desta quarta-feira. A Associated Press também informou que o secretário de Estado John Kerry, que se encontra em Viena para negociações nucleares com o Irã, também falará sobre o tema.

Os diplomatas cubanos e estadunidenses trabalham desde janeiro deste ano para cumprir o acordo anunciado pelos presidentes Raúl e Obama em 17 de dezembro do ano passado sobre o restabelecimento de relações diplomáticas, rompidas em janeiro de 1961.

Até o momento foram realuizadas três rodadas de conversações nas respectivas capitais, entre outros encontros para abordar temas específicos.

Segundo manifestaram as autoridades de ambos os países, ter missões diplomáticas plenas em Havana e Washington é apenas um passo em um processo muito mais longo e complexo: a normalização das relações.