Venezuela e Cuba melhoram projetos conjuntos

O 9º encontro trimestral de cooperação entre Cuba e Venezuela continua, nesta quinta-feira (2), em Caracas, como parte das estratégias levadas a cabo pelas duas nações para ampliar seus projetos conjuntos.

Médicos Cuba Venezuela - Carlos Ramirez

De acordo com fontes diplomáticas venezuelanas, nas conversas se determinarão os programas que devem ser dados por terminados e aqueles idôneos para melhorias.

No encontro, que finalizará nesta sexta-feira (3), participam o vice-ministro para a Cooperação Econômica e secretário técnico do convênio pela parte venezuelana, Ramón Gordils, e o vice-ministro de Comércio Exterior e secretário técnico por Cuba, Roberto López.

Também estão presentes o embaixador de Cuba credenciado em Caracas, Rogelio Polanco, e o chefe das missões sociais cubanas na Venezuela, Víctor Guate.

Segundo Gordils, graças à cooperação cubana são palpáveis as melhorias na área da saúde, educação e na qualidade de vida da população venezuelana.

Por sua vez, López recordou que em outubro deste ano se cumpre 15 anos do início dos acordos entre os dois países, impulsionados pelo falecido presidente Hugo Chávez e o líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro.

Durante 2015 se desenvolverão cerca de 62 projetos de cooperação, quantidade que se corresponde com a média anual, disse.

“Nestes 15 anos conseguiu-se aumentar o índice de desenvolvimento humano de ambos os países, bem como fortalecer suas relações de irmandade”, acrescentou o embaixador Rogelio Polanco.

“Como parte dos convênios, na Venezuela prestaram serviços até a data 200 mil colaboradores cubanos”, destacou.