Bendine condena mudança no regime de exploração do pré-sal

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o presidente da Petrobras, Ademir Bendine, falou sobre a proposta de modelo de exploração do pré-sal discutida no Senado. Ele condenou a proposta de mudanças no regime de partilha proposta pelo tucano José Serra (PSDB) e defendeu uma solução intermediária.

Aldemir Bendine

“Creio que é inoportuna a discussão sobre o modelo de concessão. Isso cria ainda mais insegurança. Mas [em caso de aprovação inevitável] poderia ser uma alternativa que preservaria o interesse do Estado [a proposta da preferência]”, disse Bendine, destacando que o atual modelo em que a estatal é a única operadora é extremamente benéfico.

Questionado sobre um possível aumento da gasolina, o presidente da Petrobras afirmou que não tem como dizer se haverá ou não, mas foi enfático: “Não nos sujeitamos nem a um [mercado] nem a outro [governo]".

Bendine também falou que a Petrobras conseguiu sair da crise. “Acho que o grande componente foi a reversão no mercado de petróleo. Tínhamos preços de barril acima de US$ 100. Mas o mercado despenca e, em 2014, o barril caía a menos de US$ 50 diante de excesso de oferta e da baixa demanda. Assim, não há o que segure”, destacou.

E completou: “Temos um quadro de funcionários de grande excelência e operamos hoje uma das melhores reservas de petróleo do mundo, o pré-sal. Estamos nos reposicionando. Não vamos olhar para o retrovisor. Farei uma busca frenética por eficiência e redução de custos internos”.