Em nota, UJS afirma que "a luta ainda não acabou"

Em nota divulgada nesta quinta-feira (2) o presidente da União da Juventude Socialista (UJS), Renan Alencar, afirma que "a luta ainda não acabou" e convoca os brasileiros para lutarem contra a atmosfera de retrocesso e golpe que tomou conta da Câmara dos Deputados, em consequência da aprovação pela Casa, por 323 votos a 155, da emenda que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos.

Na nota, a entidade denuncia a coação realizada pelo presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB). "O que mudou de ontem para hoje? A coação aos deputados que, optando por não contribuir com o retrocesso civilizatório do nosso país, ousaram votar contra a PEC 171, mesmo diante da opção favorável de seus partidos".

Leia abaixo a íntegra da nota:

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar, no primeiro de dois turnos, a redução da maioridade penal. 323 votos deram a vitória a bancada da bala.

O que mudou de ontem para hoje? A coação aos deputados e às deputadas que, optando por não contribuir com o retrocesso civilizatório do nosso país, ousaram votar contra a PEC 171, mesmo diante da opção favorável de seus partidos. Seguindo aqueles e aquelas que historicamente defendem mais políticas públicas para a juventude. E não mais presídios.

O resultado, no entanto, não escapou do engajamento da juventude. Unificados, inundamos as ruas de Brasília e de diversos estados do nosso país para barrar esse projeto.

O resultado foi a vitória de ontem e mais uma regressão no texto aprovado hoje. A PEC 171 entrou na comissão especial que avaliou o tema estabelecendo a redução da idade penal para 16 anos. Pressionamos e saiu de lá estabelecendo essa condição apenas para crimes hediondos.

Com a derrota sofrida há 24 horas, nem mesmo o elevado apetite golpista de Eduardo Cunha desconsiderou as consequências da pressão que sofreram. Tiveram que retirar do texto a redução da idade penal para crimes qualificados como tráfico de drogas, responsável pelo grande número do encarceramento da juventude e pelo recolhimento de adolescentes em medidas sócio-educativas.

Em unidade, como chegamos até aqui, permaneceremos nas ruas. Dessa forma, não temos dúvida que vamos conquistar mais uma vitória e enterrar de uma vez por todas essa afronta.

A GENTE QUER E VAI VOAR TÃO QUANTO OS NOSSOS SONHOS!