Produção industrial cresce 0,6% em maio, após três meses em queda

A produção industrial brasileira cresceu 0,6% em maio na comparação com abril, divulgou nesta quinta-feira (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado interrompe um período de queda de três meses consecutivos ante os meses imediatamente anteriores mas ficou 8,8% abaixo do registrado no ano passado.

produção industrial

Segundo o IBGE, a produção industrial brasileira acumula queda de 6,9% em 2015 e 5,3% quando analisado o período de doze meses encerrado em maio.

A indústria de bens de consumo foi a que teve o melhor desempenho entre as categorias econômicas, com alta de 1,4% na comparação com abril, puxada pelo aumento de 1,2% nos bens semiduráveis e não duráveis. Os bens duráveis tiveram queda de 0,1%. Na comparação com o ano passado, no entanto, a produção de bens de consumo teve queda de 12% e acumula perdas de 9,6% em 2015.

A indústria de bens de capital também teve variação positiva em relação a abril, com alta de 0,2%, mas apresentou queda de 26,3% na comparação com maio de 2014. Já os bens intermediários tiveram uma produção 0,5% menor que em abril e 4,9% menor que em maio do ano passado. De janeiro a maio, os bens de capital tiveram retração de produção de 20,6% e os intermediários, de 9,6%.