Turismo e riquezas naturais são pontos comuns entre Brasil e Caribe 

Representantes do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Países Caribenhos, que inclui Barbados, Guiana, Haiti, Jamaica, República Dominicana, Suriname e Trinidad & Tobago, reuniram-se com parlamentares brasileiros para a reinstalação do grupo.

Turismo e riquezas naturais são pontos comuns entre Brasil e Caribe - CREDN

O encontro, ocorrido na semana passada, contou com a participação da presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), e dos embaixadores do Suriname, Mohamed-Hoesein, e da República Dominicana, Alejandro Zarzuela.

O embaixador Mohamed-Hoesein agradeceu o empenho para a reinstalação do grupo e destacou a importância desta interação. Ele disse que no Suriname no novo parlamento, que tomou posse esta semana, 32% dos assentos serão ocupados por mulheres. Será um prazer compartilhar essa experiência com o Parlamento brasileiro”, afirmou.

Zarzuela reiterou seu interesse em aproximar os parlamentos e informou que essa é uma prioridade da política exterior do seu país: “Essa nova modalidade de diplomacia parlamentar é de interesse do nosso ministério das Relações Exteriores. Quero registrar a pertinência do grupo e reiterar que a República Dominicana vê como prioridade o desenvolvimento de uma agenda diplomática com países amigos”.

A deputada Jô Moraes, por sua vez, lembrou que os países caribenhos exercem certa fascinação sobre a população brasileira: “Desejo intensificar as relações com todos estes países porque temos muitas peculiaridades em comum, a exemplo das nossas riquezas naturais e o turismo.”

Ela disse ainda que as experiências a serem trocadas vão contribuir para a integração e o avanço econômico dessas nações. “Vivemos em um mundo globalizado e fico muito feliz com a articulação desse grupo parlamentar”, finalizou.