Exército sírio prepara nova ofensiva na cidade de Palmira

Unidades do Exército Sírio continuam nesta quinta-feira (9) fechando o cerco ao redor da antiga cidade de Palmira, depois de tomar o controle da localidade de al-Bairat e expulsar os terroristas de Nazel al-Hayal.

Ruínas de 2 mil anos de anfiteatro em Palmira, na Síria

Fontes militares confirmaram que a aviação e a artilharia continuam bombardeando os acampamentos rebeldes situados na parte norte da cidade, que está a 223 quilômetros a noroeste de Damasco, capital do país.

Os porta-vozes militares disseram, além disso, que o exército conseguiu avançar 11 km desde e linha de frente, formando um corredor de 18 km de largura, e a partir de onde lançarão sua ofensiva.

Palmira, uma cidade declarada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em 1980, está ocupada pelos terroristas do grupo Estado Islâmico (EI) desde o dia 20 de maio.

Há duas semanas os terroristas dinamitaram e explodiram dois santuários islâmicos na antiga metrópole, além de destruírem a golpes de martelo a estátua da deusa al-Tal, uma das peças arqueológicas mais importantes que era preservada naquela região.

Fonte: Prensa Latina