Reajuste irrisório e professores em greve em Vila Velha

Mais uma vez a prefeitura de Vila Velha, administrada pelo DEM, faz pouco caso de seus cidadãos e cidadãs. E desta vez as vítimas foram os servidores do magistério. 

Por Claudio Machado*

Sim, desta vez o prefeito não foi passar férias em Nova Iorque, como aconteceu quando o município sofria grave calamidade causada pela terrível inundação de dezembro de 2013.

Se naqueles trágicos dias em que Vila Velha viu seu prefeito ir passear em Nova Iorque enquanto o município sofria uma das maiores inundações de sua história por causa de um fenômeno natural, potencializado pela falta de investimento público em drenagem, agora a tragédia é causada pela ação direta e insensível do prefeito, que ao desvalorizar o magistério municipal, de uma só vez golpeia a educação e prejudica milhares de alunos, professores e pais.

Na antevéspera do recesso de julho a mesa diretora da Câmara Municipal incluiu na pauta o projeto de lei nº 1647/15, de autoria do prefeito municipal, retirando benefícios de significativa parcela dos professores e concedendo um reajuste que não repõe nem a metade das perdas que a categoria sofreu desde o início da atual gestão.

E, lamentavelmente, a insensibilidade do prefeito consegue contaminar, ou cooptar, a maioria dos vereadores, que por 12 votos a 5 aprovaram nesta quarta feira (08/15) o regime de urgência para o projeto, que então foi votado na quinta feira (09/15) e aprovado, apesar do voto contrário de 6 vereadores.

O vereador Zé Nilton (PT), foi um dos poucos que votou contra o projeto e disse que “jamais poderia apoiar uma proposta que implica em retirada de direitos e vai na contramão da necessidade de valorização da educação”.

Com a aprovação do projeto, todos os professores e professoras que trabalham nas escolas da Região Administrativa V perderão a gratificação de 15%, que havia sido concedida pela administração anterior, como forma de incentivo, em reconhecimento à complexidade e dificuldades encontradas para o exercício da função naquela região. A mesma tesoura cortou a gratificação de 10% para o professor alfabetizador.

Mal disfarçando sua falta de compromisso com a educação, o prefeito alega que a concessão de 6,53% de reajuste para toda a categoria só seria possível com a retirada das gratificações. Mas este reajuste, que ainda será parcelado nos meses de agosto e outubro de 2015, não cobre nem a metade das perdas sofridas pelo magistério durante a atual administração, calculada em 13,99%.

Não bastasse receberem um dos piores salários da Região Metropolitana de Vitória, os professores e professoras de Vila Velha não têm direito ao vale alimentação, ao contrário das demais redes municipais.

Além da reposição das perdas, o magistério também reivindica a nomeação dos aprovados no concurso 002/12 e o retorno da Gestão Democrática, em que a comunidade elege diretores e coordenadores das escolas.

Diante da evidente falta de compromisso do Prefeito Rodney Miranda com a educação e em defesa da valorização da categoria, os professores e professoras da rede municipal de Vila Velha resolveram em assembleia decretar greve a partir do dia 21 de julho de 2015.

A direção municipal do PCdoB de Vila Velha se solidariza com a luta dos professores da rede pública municipal por melhores salários, condições de trabalho e valorização da educação e se coloca a disposição para prestar todo o apoio de seus dirigentes e militância.