Servidores da saúde deflagram greve na Bahia

Os servidores estaduais da saúde deflagraram greve por tempo indeterminado a partir de sexta-feira (17). A decisão foi tomada em assembleia que contou com a participação de centenas de trabalhadores da capital e do interior, realizada nesta segunda-feira (13), no auditório da Fundação Visconde de Cairu, por causa da precariedade das condições de trabalho, da redução da remuneração e da forma autoritária com que o governo do estado vem tratando a categoria.

Assembleia dos servidores da saúde da Bahia - CTB

Os servidores decretaram estado de greve e utilizarão o prazo de 72 horas para comunicar às autoridades e à sociedade sobre o movimento grevista. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde-Ba), Silvio Roberto dos Anjos e Silva, afirmou que o corte do adicional de insalubridade foi o estopim para provocar o movimento grevista.

No entanto, a greve dos trabalhadores da saúde se dá por um conjunto de medidas adotadas pelo governo sem discussão com os trabalhadores e sociedade, como a extinção das Dires, precariedade das condições de trabalho e por uma política salarial que valorize os servidores da saúde.

Durante a greve, serão paralisados os serviços de saúde das unidades da capital e do interior, sendo mantido o atendimento nas emergências e assistência a pacientes internados.