Aldo destaca importância da ciência para o desenvolvimento do Nordeste

Como parte de uma reunião preparatória para o Encontro de Governadores, os secretários de governo do Nordeste, das pastas da Ciência e Tecnologia, Previdência Social e Justiça se reuniram na noite desta quinta-feira (16), no Gran Hotel Arrey. O objetivo do encontro é realizar uma discussão prévia dos temas propostos a fim de agilizar a condução dos trabalhos no encontro de governadores desta sexta (17). O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo participou do encontro.

ALdo no piauí

Para o governador Wellington Dias, anfitrião do evento, o encontro é muito importante, pois além de tratar de pautas de interesses específicos dos estados, serão discutidos temas pertinentes à toda a região e também de interesse nacional. A pauta das discussões tratará de temas específicos, como a previdência, que tem apresentado desequilíbrio nos estados e em âmbito nacional.

“Aqui no Ceará e Piauí nós tivemos entusiastas como o ex-governador Alberto Silva, que era engenheiro, e o Expedido Parente no Ceará. O Brasil já usava essa energia no começo dos anos 30, chegou a usar o álcool como combustível na aviação. O mundo inteiro respeita. Eu estive nos Estados Unidos e Rússia e esse campo das energias limpas é privilegiado para a cooperação internacional. O Nordeste tem pioneirismo nessa área e isso é solução não apenas para o Brasil e criamos tecnologia para transferir ao mundo inteiro”, disse em entrevista à TV Cidade Verde.

Ministro Aldo Rebelo

Sobre o encontro de governadores, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo ressalta que além de uma pauta conjunto entre os estados, discute uma agenda separada com cada estado. “Criamos uma plataforma para a região envolvendo todos e uma para cada estado. Nós tratamos com cada governador um programa especifico para atender as demandas de desenvolvimento cientifico e tecnológico e inovação de cada um dos estados”, destaca.

Aldo Rebelo disse ainda que o Brasil é pioneiro na pesquisa de energias limpas e renováveis.O ministro chegou a citar o ex-governador Alberto Silva como entusiasta do tema no Estado.

Para o ministro, o Brasil tem desafios que comungam com o mundo, como a solução para as energias renováveis, que permite o desenvolvimento e proteja o meio ambiente. “O Brasil tem desafios próprios como manter o dinamismo da sua economia agrícola e da sua pecuária, que são as mais competitivas do mundo, preservando também o meio ambiente. O Brasil tem as especificidades regionais, como é o caso do semiárido nordestino, que é a solução da água para a agricultura, para a energia, para o desenvolvimento cientifico e tecnológico do Nordeste, ou seja, como a região encontra os caminhos para se incorporar a indústria e ao serviço de alta tecnologia e como o Nordeste encontra as soluções para os problemas da sobrevivência, desde a tecnologia, caprinovinocultura, por exemplo, que hoje se desenvolve muito até a solução para a agricultura familiar e os rios. É isso que o ministério tem que fazer e eu procuro fazer com o fórum recém-criado dos governadores do Nordeste para a ciência e tecnologia”, finalizou.

O evento desta sexta (17) também discutirá questões pertinentes à Segurança Pública e Justiça. O governador explica que durante o encontro o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fará a apresentação do Programa Brasil Mais Seguro, baseado em três eixos de atuação: a melhoria da investigação das mortes violentas, o fortalecimento do policiamento ostensivo e de proximidade (comunitário) e o controle de armas. O Programa será adotado pelo Piauí.

“Trata-se de um comitê integrado de segurança com todas as forças, inteligências e recursos humanos dos Governos Federal e Estadual. O Programa pode contar ainda com a participação do judiciário, do Ministério Público, da Defensoria e dos conselhos comunitários. Com isso, a gente poder vencer a guerra contra a violência, reduzindo assaltos, furtos e homicídios”, reforçou o governador do estado, Wellington Dias.

Programação do encontro nesta sexta (17):
8h – Credenciamento
8h30 – Recepção às autoridades
9h – Abertura do Encontro
9h15 – Pronunciamento do Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias
9h45 – Pronunciamento do Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger
10h – Pronunciamento do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo
10h20 – Pronunciamento do Ministro de Estado da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas
10h40 – Pronunciamento do Ministro de Estado da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo
– Pronunciamento dos Governadores
13h – Almoço
15h – Reunião Reservada dos Governadores para Elaboração da “Carta de Teresina”
17h – Divulgação da “Carta de Teresina” e Coletiva à Imprensa