Suriname e Guiana vão entrar no Mercosul como membros associados

Os países membros do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela – assinaram acordo para incluir o Suriname e a Guiana como associados ao bloco.

Os presidentes da Guiana e do Brasil

Nesta sexta-feira (17), também foi assinado novo protocolo para a inclusão da Bolívia no bloco. Em 2012, Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela assinaram acordo de entrada da Bolívia, quando o Paraguai estava suspenso do bloco – por causa do golpe parlamentar contra o ex-presidente Fernando Lugo.

Como os parlamentos da Argentina, do Uruguai e da Venezuela já haviam aprovado a inclusão do país no bloco, não será necessária nova ratificação. No caso do Brasil e do Paraguai, o Congresso de cada país ainda terá que aprovar a inclusão da Bolívia. Atualmente, a Bolívia é classificada como país associado, em processo de inclusão.

Depois do recebimento oficial dos presidentes do Uruguai, Venezuela, Argentina e Paraguai no Palácio do Itamaraty pela chefe de Estado brasileira, Dilma Rousseff e os governantes reuniram-se a portas fechadas para discutir temas de integração produtiva, promoção comercial, atração de investimentos e das pequenas e médias empresas.

Antes, a mandatária brasileira teve um encontro bilateral com o presidente da Guiana, David Granger.