Em defesa da governabilidade, Dilma prepara encontro com governadores

Em encontros recentes, a presidenta Dilma Rousseff tem recebido o apoio de governadores de todo o país. Agora, ela prepara uma reunião prevista para a próxima quinta-feira (30), que deve contar com a presença dos 27 governadores para selar um pacto pela governabilidade.

Dilma com governadores do Sudeste - Agência Brasil

A informação foi divulgada em matéria do jornal Valor Econômico desta sexta-feira (24). De acordo com a publicação, a presidenta também quer a ajuda dos governadores para mobilizar suas bancadas de deputados e senadores a aprovar a reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A medida cria o Fundo de Compensação e Desenvolvimento Regional para os estados e o Fundo de Auxílio à Convergência das Alíquotas do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias.

A proposta pretende compensar os estados que vierem a perder recursos com a possível unificação do ICMS em 4% em todo o país. Atualmente, cada estado adota um percentual diferente.

Os governadores do Sudeste já manifestaram apoio à medida durante encontro com Dilma, no último dia 14. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSDB, afirmou que a unificação das alíquotas é necessária. “A redução das alíquotas interestaduais fortalece os estados consumidores, ela diminui a guerra fiscal, então ela é positiva”, avaliou.

Contraofensiva

A reunião com os governadores também busca fortalecer o apoio que a presidenta Dilma tem recebido dos governadores de diversos estados, numa contraofensiva às manobras da oposição golpista no Congresso. O 4º Fórum dos Governadores do Nordeste, realizado no último dia 17 com a participação de nove estados, aprovou carta de apoio a Dilma e em defesa da democracia e governabilidade.

Outro a se posicionar foi o governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), que em entrevista ao Brasil 247 afirmou: “Estou solidário à presidenta Dilma, porque o país e os estados, e consequentemente os municípios, estão sendo penalizados com o clima de terror que está sendo instalado no Brasil”. E acrescentou: “Precisamos preservar o desejo das urnas, o espírito democrático pelo qual lutamos tanto”.

Raimundo Colombo (PSD), governador de Santa Catarina, também criticou o comportamento da Câmara e do Senado: “O que o Congresso brasileiro está fazendo com a sociedade é um estupro”. Segundo ele, o Parlamento age com "insensibilidade" ao aprovar leis "para piorar mais o cenário”, referindo-se as medidas contrárias ao ajuste proposto pelo governo para reequilibrar as contas.