EUA retiram Cuba de lista sobre tráfico de pessoas

Os Estados Unidos retiraram, nesta segunda-feia (27), Cuba de uma lista que avalia a cada ano a ação dos governos contra o tráfico humano e outras formas de exploração trabalhista.

Cuba e Estados Unidos

O Departamento de Estado, em um relatório sobre 188 países elaborado de forma unilateral, reconheceu os esforços da maior das Antilhas para combater o tráfico de pessoas.

Washington considerou que Cuba mostra avanços nesta matéria e reconhece o compromisso para cumprir com os níveis mínimos, precisou a subsecretária de Estado para Direitos Humanos, Sarah Sewall.

O Departamento de Estado divulgou seu relatório de 2014 sobre esse crime no mundo, onde assinala países que não tomam as ações necessárias para combater esse problema, algo que pode levar à imposição de sanções unilaterais como o congelamento da ajuda não humanitária e não comercial.

O texto estadunidense precisa que pelo segundo ano consecutivo as autoridades cubanas informaram sobre esforços para enfrentar o flagelo do tráfico de pessoas.

O anúncio de Sewall em conferência de imprensa ocorre poucos dias após do reestabelecimento oficial das relações diplomáticas entre Washington e Havana com a abertura de embaixadas em ambas as capitais.