IFCE: Alunos de Iguatu conquistam prêmio nacional
O time Enactus do campus de Iguatu do IFCE conquistou o Prêmio KPMG de Ética e Integridade 2015, durante a realização do Campeonato Nacional Enactus, em São Paulo. A competição reúne anualmente instituições de ensino de todo o País para apresentar projetos desenvolvidos por estudantes que busquem melhorar a qualidade de vida das comunidades nos aspectos ambientais, sociais e econômicos.
Publicado 27/07/2015 10:23 | Editado 04/03/2020 16:25
A equipe participou com o projeto “Cooperar reciclando, reciclar cooperando: formação de catadores de resíduos sólidos”. Coordenado pela professora Anny Kariny Feitosa, o projeto visa promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida, por meio de ações educativas, permitindo aos catadores de resíduos sólidos repensarem suas práticas e papeis.
“Duas palavras hoje me definem: orgulho e gratidão! Quando iniciamos o projeto não imaginávamos as proporções que ele ganharia. Aí veio a oportunidade de criação do time Enactus em nosso campus e o casamento foi perfeito! Alunos comprometidos, dedicados e, mais que tudo, motivados na escolha de fazer a diferença na vida de outras pessoas através dos projetos. Esta vitória é de todos que participaram, direta ou indiretamente, para que o projeto ganhasse vida”, comemora a professora Anny Karine.
O aluno Gean Duarte, do curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, traduz o sentimento de felicidade de toda a equipe – composta ainda pelos alunos Ana Ysis Pedrosa, Kevin Brasil, Monaliza Sales e Joice Coelho e pela professora Anny Feitosa. “Não temos espaço em que caiba a felicidade nem palavras para definir a emoção que sentimos nesse momento. Acreditamos efetivamente nos valores que nos movem e que somos responsáveis pela mudança que o mundo precisa. Nós criamos oportunidades, mudamos vidas”, declara emocionado.
O prêmio Enactus é um reconhecimento às práticas éticas na operação dos projetos desenvolvidos pelos times apresentadores do campeonato. De acordo com a KPMG, parceira da Enactus na organização do campeonato, com as apresentações tem-se uma percepção de que o time Enactus foi capaz de transferir para os projetos e beneficiários os conceitos e as práticas de ética e integridade nos negócios, e tais beneficiários se apropriaram desses valores, aplicando-os no dia a dia.
Fonte: IFCE