Líderes da Rússia e dos EUA estão em Doha para diálogo com árabes

Os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, e dos Estados Unidos, John Kerry, chegaram ao Catar para discutir a complexa realidade do Oriente Médio com seus homólogos árabes do Golfo Pérsico.

Serguei Lavrov e John Kerry

Ainda que com agendas paralelas, Lavrov e Kerry se encontraram em Doha antes da reunião com os chanceleres do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), antecedida por um encontro de coordenação entre os servidores públicos árabes.

O chanceler russo e sua comitiva foram recebidos no aeroporto internacional Hamad pelo vice-chanceler catari para Relações Exteriores, Mohammed bin Abdullah Al Rumaihi, que também deu as boas-vindas com pequena diferença de tempo ao secretário de Estado norte-americano.

Círculos diplomáticos indicaram que Lavrov sustentará conversas bilaterais com as autoridades do Catar, mas aproveitará a presença nesta capital para trocar pontos de vista com os chefes da diplomacia das seis nações do CCG sobre diversos assuntos de interesse regional.

Por seu lado, os chanceleres de Catar, Barein, Emirados Árabes Unidos (EAU), Kuwait, Arábia Saudita e Oman coordenaram a posição coesa que apresentarão a Kerry sobre temas de grande incidência ou que suscitam inquietude entre eles.

O recente acordo nuclear assinado em Viena pelo Irã e as seis potências mundiais, suas repercussões na região, o papel dos Estados membros do CCG e os conflitos na Síria, Iêmen e Iraque estarão entre os temas da conversa dos representantes diplomáticos, segundo informaram.