PDT anuncia saída da base governista e PTB se declara independente

Dois partidos da base governista anunciaram nesta quarta-feira (5) a saída da base e se declararam independentes em relação às votações da Câmara. Líder do PDT, o deputado André Figueiredo (CE), disse que seu partido não irá mais participar das reuniões dos líderes da base governista e terá, a partir de agora, uma postura de independência em relação ao governo. Segundo Figueiredo, os próximos passos da legenda serão decididos pela direção nacional.

Líder do PDT na Câmara André Figueiredo (CE)

O líder do PDT afirmou que a gota d’agua para a decisão são as criticas feitas pela liderança do governo sobre o posicionamento da legenda nas votações. "Somos tachados de traidores pela liderança do governo. Isso tem sido feito de forma recorrente", destacou. Durante a votação das medidas provisórias do ajuste fiscal, o PDT se posicionou contrário à orientação da liderança do governo.

Líder do PTB, o deputado Jovair Arantes (GO) anunciou no plenário da Câmara que a bancada se reuniu e decidiu assumir posição de independência em relação às votações de interesse do governo.

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), informou que, no caso do PTB, tudo foi feito com diálogo. Quanto ao PDT , ele só tomou conhecimento após o discurso do líder do partido no plenário da Câmara.

Guimarães explicou que a lição tirada é que é preciso "refazer a base". "A ordem é estarmos unidos. Temos de dialogar com os ministros que são das cotas dos partidos. É preciso refazer a base”, concluiu.