Evo Morales destaca apoio internacional à demanda marítima boliviana
O presidente Evo Morales destacou o apoio internacional à demanda marítima imposta pela Bolívia contra o Chile na Corte Internacional de Justiça (CIJ).
Publicado 07/08/2015 12:45

Durante sua intervenção na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa Plurinacional, instalada na cidade de Trinidade, departamento amazônico de Beni, Morales fez um relato histórico do centenário de litígio e recordou as inumeráveis demonstrações de apoio recebido por diferentes personalidades do mundo.
Entre essas figuras destacam-se os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez e Nicolás Maduro, o do Equador, Rafael Correa, o do Uruguai, José Pepe Mujica, bem como os da Argentina, Néstor Kirchner e Cristina Fernández, o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, o ex-presidente estadunidense Jimmy Carter, a prêmio Nobel Rigoberta Menchú e o próprio papa Francisco.
Com respeito ao tema, chamou o ex-secretário da Organização de Estados Americanos (OEA), o chileno José Miguel Insulza, a recordar seus compromissos pessoais para que a Bolívia volte a ter uma saída soberana e independente ao mar.
"Agora que já não é secretário-geral da OEA, quero lhe recordar publicamente o compromisso que tem comigo para que a Bolívia volte a ter um espaço soberano no Oceano Pacífico", realçou o presidente.
Agregou que cinco anos atrás, Insulza manifestou que já então era hora de que o Chile oferecesse propostas concretas à Bolívia em prol de solucionar sua centenária demanda sobre uma saída ao mar.
A respeito afirmou que, naquela época, em todos os contatos com o ex-secretário-geral da OEA, este manifestou seu apoio à Bolívia e que um dia tem que se resolver o tema do mar.
A Bolívia foi invadida pelo Chile em fevereiro de 1879, disputa bélica que lhe cerceou 400 quilômetros de costa e 120 mil quilômetros quadrados de territórios ricos em minerais que desembocam no Pacífico.
Desde então a Bolívia reivindica seu direito em diferentes fóruns internacionais com objetivo de recuperar sua qualidade marítima.