Janot é confirmado por Dilma para a Procuradoria-Geral da República

Após receber a lista tríplice dos mais votados da categoria pela ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), a presidenta Dilma Rousseff decidiu reconduzir Rodrigo Janot para mais um mandato de dois anos à frente da Procuradoria-Geral da República, nesta quinta-feira (6). A indicação já foi enviada para a apreciação do Senado.

Dilma Rousseff e Rodrigo Janot

Janot obteve larga maioria dos votos e a indicação era praticamente certa. O procurador deverá passar por sabatina e votação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e, se seu nome for aprovado, seguirá para análise do plenário da Casa onde precisará de pelo menos 41 votos dos 81 votos.

No entanto, dos 27 paralamentares membros da comissão, oito são investigados na Operação Lava Jato, elevando a temperatura da sabatina.

A hostilidade contra ele no Legislativo cresceu com a Operação Politeia, que realizou buscas e apreensões em imóveis de três senadores. Em discurso  na tribuna do Senado, Fernando Colllor (PTB-AL), um dos políticos investigados, usou um palavrão para xingar o chefe do Ministério Público.

Além disso, especula-se que ainda este mês, o Ministério Público Federal deve denunciar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por corrupção e lavagem de dinheiro por suposto desvio de um contrato entre a Samsung Heavy Industries e a Petrobras. Ele também deverá ser acusado também de coação de testemunhas.