Rússia e Venezuela fazem nova parceria na área petrolífera

Um acordo de cooperação para formar profissionais venezuelanos altamente qualificados na Rússia recebeu um novo impulso com a presença no estado euroasiático de uma delegação da Petróleos da Venezuela Sociedade Anônima (PDVSA).

PDVSA

Encabeçada pela gerente geral de Formação de Recursos Humanos da Faixa Petrolífera do Orinoco, Carolina Vargas, a representação do país sul-americano, tem como objetivo implementar o entendimento de colaboração assinado no último mês de junho entre a PDVSA, a corporação Rosneft e a Universidade Estatal russa de Petróleo e Gás "Gubkin".

Integrada também pelo gerente de Desenho e Desenvolvimento Educativo, Gregorio Hurtado, e o de Formação Profissional, Jean Carlos Jiménez, a delegação e sua contraparte acertaram os detalhes do início, neste mesmo ano, dos cursos na "Gubkin" atendido por um grupo de profissionais da PDVSA.

Acompanhados pelo ministro conselheiro da embaixada da Venezuela na Rússia, Enrique Vivas, os visitantes percorreram o prestigioso centro universitário, onde foram recebidos pelo reitor, Víctor Martynov, junto aos diretores das diferentes cátedras.

Durante a visita efetuou-se uma reunião da qual participou a subdiretora de pessoal e chefe do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da maior corporação petroleira estatal russa, Rosneft, Tamara Solovykh.

No encontro, as partes analisaram assuntos relativos ao ingresso do primeiro grupo de trabalhadores da PDVSA, previsto para setembro próximo, e acordaram um plano de consolidação da estratégia de formação de quadros para a indústria petroleira.

Como parte de seu programa na Rússia, a delegação visitou a sede corporativa de Recursos Humanos da Rosneft e o Centro de Capacitação para a área de comercialização de combustível e outros produtos, com o objetivo de conhecer as experiências de formação e treinamento de pessoal.

O instrumento de colaboração entre PDVSA, Rosneft e a Universidade "Gubkin" foi assinado em junho deste ano, dentro do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.