Debates da Roda de Conversa chegam ao WhatsApp

A crise política e econômica que vive hoje o Brasil, suas causas, implicações e perspectivas foram temas da Roda de Conversa realizada segunda-feira (10), à noite, no Recife. O evento é uma iniciativa do vice-prefeito e dirigente estadual e nacional do PCdoB, Luciano Siqueira, que atua como mediador dos debates, cuja principal característica é a palavra ativa dos participantes. 

Debates da Roda de Conversa chegam ao WhatSapp - Antônio Nunes/GVP

"Foi um bate-papo instigante e esclarecedor. Nas falas de muitos, em geral convergentes, ficou clara a percepção de que as dificuldades reais são ampliadas exageradamente pela grande mídia com o objetivo de semear a descrença e a desesperança", avalia Luciano.

Outros aspectos correlatos ao tema principal surgiram também durante o debate, com destaque para a natureza das transformações em curso desde o primeiro governo Lula – "um ciclo de mudanças ameaçado de interrupção" -, e os conflitos que geram, bem como o combate à corrupção e a punição de corruptos, "resguardados os procedimentos processuais legais, incluindo a obrigatoriedade de provas e o direito de defesa".

"A legalidade democrática tem de ser preservada mediante a mobilização popular, seja em que nível isso possa acontecer no próximo dia 20, um ponto de partida para um movimento de resistência a se desenvolver. Os partidos têm um papel decisivo nessa resistência e o PCdoB procura cumprir sua missão junto aos partidos aliados e aos movimentos sociais. Além disso, a presidenta Dilma há que dialogar amplamente com segmentos políticos e sociais e falar diretamente ao povo", destaca Luciano.

A crise internacional, a correlação de forças entre as favoráveis e as desfavoráveis à solução da crise e a ação majoritariamente conservadora da Câmara dos Deputados e do Senado e sua agenda negativa, "que poderão ser detidas com a pressão popular", foram também avaliadas pelos participantes e pelo mediador da conversa. "Debater, questionar e esclarecer, para mobilizar é uma tarefa de todos nós", assegura Luciano.

O tema continuará a ser debatido na próxima Roda de Conversa marcada para o dia 24 (segunda-feira). O encontro acontece a cada 15 dias desde setembro de 2014.

Mais de mil pessoas já participaram do bate-papo, que agora vai acontecer também pelo WhatSapp. Para participar do grupo no aplicativo é só enviar mensagem para Zanzul Alexandre, no fone (81) 9635-4049. Você tem a palavra.

Audicéa Rodrigues, com informações de Luciano Siqueira
Do Recife