Germana Amaral – Fundo do Pré-sal: Não descansaremos!

Por *Germana Amaral

A conquista dos royalties e do Fundo Social do pré-sal para setores como educação, saúde, ciência e tecnologia é um marco na destinação dos recursos naturais brasileiros. Nossas riquezas nunca tiveram seus lucros voltados para o povo, sempre foram extorquidos pelos detentores do poder econômico. Já nos tiraram o pau-brasil, a cana de açúcar, o café e o ouro. Recentemente, entregaram nosso ferro com a privatização da Vale do Rio Doce. Hoje, a mira é o nosso petróleo, e, por consequência, a Petrobras. O projeto do senador José Serra (PSDB), que tira a empresa como operadora única do pré-sal é um dos sinais disso.

Por meio de muita luta e mobilização, a UNE, a UBES e a ANPG, em conjunto com os demais movimentos sociais conquistaram os 75% dos royalties e 50% do Fundo Social do pré-sal para a educação. Aliada à aprovação do novo PNE, garantimos o cumprimento de suas metas com esse recurso. Entre elas, o tão necessário 10% do PIB para a educação. O projeto tucano coloca em xeque os planos de quem deseja o progresso nacional. A PL 131/2015 nos tira, de cara, R$ 50 bilhões de reais (se pensarmos só no Fundo Social).

Não vamos vacilar com nossos direitos! No Ceará, foi articulada a Frente Ampla em Defesa do Pré-Sal para a Educação, que foi às ruas no dia 11 de agosto, dia do estudante. As entidades estudantis e de juventude, juntamente com as centrais sindicais, CNTE e Sindicato APEOC organizaram uma grande mobilização e tomaram as ruas do centro de Fortaleza. Defendemos a democracia, a ampliação e garantia de direitos, a soberania nacional. Levamos para as veias onde pulsam a classe trabalhadora a nossa pauta. Em Brasília também ocorria o ato puxado pela Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, contra o projeto que tenta colocar a mão na verba que nos foi destinada.

A estudantada precisa resistir aos que tentam confrontar a Pátria Educadora! O petróleo e a Petrobras são do povo brasileiro e vêm a serviço do nosso desenvolvimento. Garantir esses recursos é sinônimo de mais vagas nas Universidades, valorização salarial dos professores, erradicação do analfabetismo. Não descansaremos!

*Germana Amaral é presidente estadual da UNE no Ceará

 

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.