Kerry preside cerimônia de hasteamento da bandeira dos EUA em Cuba

O Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, presidiu, nesta sexta-feira (14), a cerimônia de hasteamento da bandeira americana na embaixada em Cuba, o que para muitos é um prenúncio de importantes melhoras nas relações entre as duas nações.

Kerry em Cuba

Em uma cerimônia cheia de simbolismo, o chefe da diplomacia norte-americana participou de um evento que ocorre após meses de negociações entre Washington e Havana e que representa o início do reatamento de relações diplomáticas cujo ápice poderá ser atingido caso o Congresso estadunidense vote favoravelmente pela eliminação do bloqueio imposto à ilha desde 1961.

James Tracy, Mike e Larry Morris, os três fuzileiros navais que arriaram a bandeira em 4 de janeiro de 1961, participaram da cerimônia de hasteamento.

Centenas de pessoas no pátio da embaixada e do lado de fora do prédio acompanharam o que tem sido descrito como um fato histórico.

Em torno da sede repórteres, cinegrafistas e fotógrafos de todo o mundo, com centenas de cubanos como testemunhas de um evento que vinha sendo exigido pela comunidade internacional há muitos anos.

Pela parte cubana, participou do encontro Josefina Vidal, diretora do Departamento do Ministério das Relações Exteriores cubano para os EUA, e José Ramón Cabaña, encarregado de negócios de Cuba em Washington.